Pós-Graduação em Empreendedorismo

Está pensando em fazer uma Pós-Graduação em Empreendedorismo? Saiba como fazer!

Aqueles que desejam tomar uma carreira profissional relacionada aos empreendimentos podem investir em uma pós-graduação em empreendedorismo.

Pós-Graduação em Empreendedorismo

Isso se torna ainda mais importante na medida em que atualmente é de conhecimento geral que a obtenção de um diploma universitário não é suficiente para se destacar no mercado de trabalho. Dessa forma, existem diversos cursos que podem ser feitos após a conclusão do ensino superior.

ESTÁCIO: Conheça os cursos da Estácio e ganhe bolsa! Clique aqui e saiba mais: https://matriculas.estacio.br/cursos!

Para quem a pós-graduação em empreendedorismo é indicada?

Primeiramente cabe ressaltar que não existe um curso de graduação que seja nomeado como “Empreendedorismo” ou com alguma expressão correlata. Contudo, há diversos cursos que podem ser realizados após o término do ensino superior. Estes, então, são completamente destinados à arte de empreender.

Embora a pós-graduação em Empreendedorismo seja basicamente direcionada aos indivíduos com graduação em Administração de Empresas, Ciências Econômicas e Contábeis, Engenharia e Direito, é possível afirmar que qualquer pessoa com uma graduação em ensino superior e que tenha interesse pela área ingresse no curso após o terceiro grau completo.

Pós-Graduação em Empreendedorismo

Isso se deve, pois, ao fato de que o único pré-requisito para que se adentre nessa pós-graduação é a posse de um diploma universitário. A área, portanto, não é delimitada previamente, dependendo tão somente do interesse do aluno.

Os cursos destinados à área de empreendedorismo e que são oferecidos como complementares à graduação tem o objetivo de demonstrar informações e técnicas relacionadas às boas práticas empreendedoras.

Além disso, durante toda a extensão do curso são colocados em prática ensinamentos e estímulos relacionados ao desenvolvimento de um perfil criativo no aluno, o que será essencial para sua atuação futura na qualidade de empreendedor.

Também, são apresentadas técnicas diversas, bem como ferramentas e outras metodologias de ensino e práticas que facilitarão os futuros empreendimentos do aluno que se dedica à área.

Portanto, é possível concluir que os cursos de pós-graduação em empreendedorismo oferecem todas as condições necessárias ao desenvolvimento do aluno perante as noções de negócios e atuação dentro deles. Além disso, a eles são apresentadas noções de administração, assim como de avaliação e análise de empreendimentos.

A vida profissional, em qualquer área eu seja, pode se tornar mais fácil com a realização de um curso dessa natureza após a conclusão do ensino superior. Assim,  não só administradores, economistas e engenheiros de produção podem fazer uso desses conhecimentos, mas também advogados, médicos e arquitetos, por exemplo, que queiram gerir o próprio negócio ou, ainda, ter noção do que ocorre dentro do seu empreendimento. Outro viés importante, por fim, é a possibilidade de maior conhecimento quanto aos investimentos futuros, como na compra de ações de outras empresas de capital aberto.

Qual a grade curricular da pós-graduação em empreendedorismo?

Acima nós apresentamos quais são os principais conhecimentos e noções que são oferecidos ao aluno que se dedica à realização de um curso destinado a empreendedores. Agora, por outro lado, cabe entender quais são as matérias que compõem esses cursos e que são responsáveis pelo repasse desse conhecimento aos participantes das aulas.

Geralmente as grades curriculares desse tipo de curso incluem noções básicas sobre empreender, o que se ilustra nas matérias “Introdução ao Empreendedorismo”, “Empreendedores Brasileiros I e II” e “Empreendedorismo de Negócio”.

Além disso, há a apresentação de noções básicas e do desenvolvimento da criatividade e da noção estratégica perante os negócios. Para tanto, são ministradas as matérias “Criatividade nos Negócios”, “O Pensamento Estratégico e o Estudo de Oportunidades”, “Características Peculiares do Comportamento Empreendedor”, “Tipos de Empreendedorismo e suas Características Marcantes”, “Plano de Negócio: Estrutura e Metas” e “Empreendedorismo Corporativo Essencial”.

Também há o estudo de tipos de negócios, assim como do desenvolvimento de cada um deles e de quais se mostram mais lucrativos ou interessantes no presente e quais são os expoentes futuros. As disciplinas dedicadas a esses conhecimentos são “Incubadora de Empresas”, “Estudo de Viabilidade Financeira de Novos Negócios”, “Empresa Familiar no Brasil”, “Novos Negócios e Escolha do Segmento”.

A grande maioria dos cursos desse tipo oferecidos no Brasil exige a apresentação de trabalho de conclusão de curso ao final do período em que as disciplinas são apresentadas.

Tipos de pós-graduação em empreendedorismo

Quem se interessar por uma especialização, após o término do ensino superior, na área de empreendedorismo encontrará uma gama de cursos diversos que são oferecidos por instituições igualmente variadas.

Dentre essas alternativas estão as pós-graduações lato sensu, que compreendem aos programas de especialização como o MBA (Master Business Administration) e os cursos que são chamados popularmente de “pós-graduação”. Por outro lado, também existem os cursos chamados de stricto sensu que correspondem aos programas de mestrado e doutorado.

Enquanto os primeiros são mais indicados para quem deseja aplicar os conhecimentos da pós-graduação em empreendedorismo em negócios privados, os últimos geralmente são abraçados por quem deseja construir uma carreira acadêmica. Contudo, nada impede que os cursos sejam feitos com objetivos diversos, não havendo um pré-requisito nesse sentido.